Convenios UFRJ
Convenios UFRJ

(Queimados-RJ)  Os cursos de Manipulação e Higienização de Alimentos direcionados aos educadores e monitores da Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura já tiveram seu início.


Publicidade

Convenios UFRJ
Convenios UFRJ

Neste novo trabalho, realizado e coordenado por profissionais da UFRJ, em parceria com o CVT são cinco cursos de extensão que estão sendo executados com os temas, assim distribuídos:

  1. “Promovendo Saúde e Reduzindo Danos” curso para qualificação de professores para o mercado de trabalho. Ensina as melhores práticas de pedagogia e como ensinar a prevenção de doenças e higiene básica para jovens e adultos.
  2. “Higiene dos Alimentos” – Curso sobre as melhores práticas para produção e preparo de alimentos.
  3. “DST/AIDS” – módulo de educação que ensina os fundamentos da prevenção e combate ao vírus da AIDS e outros vírus sexualmente transmissíveis. O curso dá ênfase especial em como prevenir a doença e evitar problemas futuros.
  4. “Primeiros Socorros”, as ações pedagógicas voltadas para as crianças são desenvolvidas em forma de encenações, com a utilização de teatro de fantoches ou com os acadêmicos caracterizados de personagens.
  5. “Ler: Uma eterna aventura” – Oficina de leitura para estimular crianças e jovens a ingressarem no mundo da literatura.

Prefeitura doa terreno à COOTRAL

A Prefeitura de Queimados doou à Cooperativa dos Transportadores Rodoviários de Cargas de Queimados – COOTRAL, um terreno com 6.727 m², que fica localizada na rua Henrique Munhoz Garcia, 455, bairro Morada do Sol.

O prefeito Luizinho sancionou a lei de doação de imóvel de nº 4.268, de 31 de março de 2011, em seu gabinete, nesta semana, recebendo diretores da empresa contemplada, secretário de Desenvolvimento Econômico e Regional, Fausto Costa, o Presidente da Câmara Vagner Tarcísio de Morais, vereador Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho) para o ato oficial.

O projeto de lei foi enviado à Câmara de Vereadores pelo prefeito Luizinho em março deste ano, teve aprovação do Legislativo, com previsão de início das obras para construção da empresa, já nos próximos quatro meses e conclusão do projeto para no máximo dois anos, da nova sede no bairro Vila Promessa.

O terreno foi comprado pela prefeitura em 2007, tem uma área de 96 mil m2 e custou cerca de R$ 150 mil. Nessa área, em novembro de 2010, três empresas já foram beneficiadas e estão se instalando no bairro Vila Promessa como a CAPCASE, empresa especializada na fabricação de “Hard Cases” (caixa ou estojo rígido), sob medida, para todo e qualquer tipo de equipamento, além de instrumentos musicais, equipamento de áudio profissional, vídeo, televisão, médico, cirúrgico, aeronáuticos, automobilístico, armamento, equipamentos esportivos, entre outros.

Outra empresa contemplada, a DMDL, empresa de montagem de estantes, estruturas metálicas, há 12 anos atuando em São Paulo, que veio expandir seus negócios no sul de Minas e principalmente em Queimados. E por último, a Cris Turismo e Fretamento Ltda ME de Passos, que atua no ramo de compra, venda e reforma de ônibus.

A empresa COOTRAL faz transportes para todo Brasil e já presta serviços para várias empresas, dentre elas a Itapuã, Corn Food, Cereale, Agrovecal e outras e já irá se instalar na Vila Promessa, juntando-se às outras três contempladas.

A aquisição do terreno vai dar mais credibilidade a cooperativa, as empresas, transportadoras e até mesmo os caminhoneiros, poderão confiar mais na COOTRAL que será também um centro de apoio aos caminhoneiros da cooperativa e dos que passam pela nossa cidade e que tenha um local seguro para dormir, com vigilância e toda estrutura necessária e digna, a idéia é futuramente oferecer alojamento e comida para os viajantes, destacou José Lucas.

O presidente da COOTRAL, Carlos Sérgio de Carvalho destacou o empenho do prefeito Luizinho e da Câmara de vereadores que autorizou a doação do terreno. O terreno veio na melhor hora, a cooperativa está crescendo e com isso o número de caminhões também.

“Estávamos sem espaço, em épocas de safra todos os dias ficava uma média de 25 a 30 caminhões de grande porte estacionados em frente, onde hoje é a COOTRAL, na Avenida Henrique Munhoz Garcia. O local onde será a nova sede é bem próximo da rodovia no que vai ajudar significativamente na diminuição do trânsito de caminhões pesados dentro da cidade e na poluição”, ressalta o presidente.

Segundo Carlos Sérgio, o número de cooperados está crescendo, os caminhoneiros já sentem a necessidade de se unir.

“Há muito tempo estamos esperando pela ajuda da prefeitura para disponibilizar um local adequado. O prefeito Luizinho já havia prometido e sempre nos deu a maior atenção, hoje estamos muito agradecidos pelo grande apoio e estamos certos de que podemos retribuir, levando nossos produtos e trazendo o progresso para nossa cidade”, comentou.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Fausto Costa é uma política inovadora de desenvolvimento adotada nas políticas públicas para a cidade. “Este projeto inaugura um novo momento para o desenvolvimento de Queimados, gerando emprego e renda”, destacou.

Ainda de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, a instalação desta empresa nesse novo local abrirá novas perspectivas de crescimento empresarial e contribuirá mais ainda para o desenvolvimento sustentável do bairro.

O prefeito Luizinho também destacou: “um dos focos da nossa administração é que a empregabilidade do município sempre cresça. Por isso, nos empenhamos para que as vagas na indústria e no comércio sejam preenchidas por cidadãos queimadenses”.

O maior retorno de um investimento é o emprego, tendo emprego há renda e consumo, é um problema a menos, temos uma política de ampliar as empresas daqui, e as de fora que prestam serviços no município, além de melhorar a qualidade de vida da comunidade local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui