As obras de arte, principalmente pinturas, marcam diferentes épocas da história de cada país. A arte também é uma forma de se comunicar e se expressar. Por isso, são tao valorizadas e importantes para os registros da evolução humana. Em cada canto do mundo existem artistas consagrados que ajudaram na descoberta de fatos importantes sobre nossa história.

1. Abaporu – Tarsila do Amaral

Um dos quadros mais famosos produzidos por uma artista brasileira é a obra Abaporu, da pintora Tarsila do Amaral. A tela foi produzida no ano de 1928. Seu nome significa “homem que come”, junção de termos da língua tupi guarani.

Na época, Tarsila presentou seu marido Oswald de Andrade, com o quadro. O Abaporu mostra o início da fase antropofágica da pintora. De acordo com historiadores, o sentido desta criação pode estar relacionado com o trabalho físico da época.

Os pés grandes mostram o esforço no trabalho e a conexão com a terra, e a cabeça pequena remete a limitação de pensamentos e raciocínios. Também pode estar ligado a tristeza e depressão.

2. O Grito – Edvard Munch

Conhecida por sua dramatização em cores, profundidade e desenho. A obra O Grito do norueguês Edvard Munch foi pintada em 1893. A tela ainda ganhou outras três versões. E marca o início do expressionismo, movimento modernista.

A tela mostra uma pessoa angustiada, nervosa e com medo. Segundo análise, essa expressão está muito ligada ao que o pintor vivia durante aquela época. Seus sentimentos, psicológico e emoções.

3. A Persistência da Memória – Salvador Dalí

A obra A Persistência da Memória, do pintor Salvador Dalí foi produzida em 5 horas. Marcando uma das principais obras do surrealismo no mundo. As interpretações são diversas e variam.

Acredita-se que os relógios derretidos mostrem uma diferente passagem de tempo. E a relação entre as marcas do tempo na memória, e o tempo do relógio.

Saiba também: Tendências de moda que influenciam a decoração.

4. A Criação de Adão – Michelangelo

A obra A Criação de Adão, do artista Michelangelo entre os anos de 1508 e 1510. Consagrando o pintor em todo o mundo.

Sua ideia foi trazer uma história bíblica, criando a figura de Deus como um homem de barba branca. E sua primeira criação de humano, o homem Adão. Ligando-os e mostrando características de cada um dos personagens da obra.

5. Mona Lisa – Leonardo da Vinci

Pode ser considerada como a obra mais famosa do mundo. A pintura Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi criada entre os anos de 1503 e 1506. Existem muitas teorias sobre as expressões e escolha da mulher.

Ainda hoje a identidade da modelo continua sendo desconhecida. O olhar, posicionamento e o tão tradicional sorriso sugerem diferentes interpretações, principalmente quando observados separadamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui