Estação de Tratamento de Água
Estação de Tratamento de Água

Municipal de Noterói anuncia para o dia 18 deste mês o início dos testes na nova Estação de Tratamento de Água de Niterói (Nova ETA), que integra o Sistema Rio Grande. A informação é do chefe de gabinete Telmo Santiago, que destacou a importância da obra para a população passense. “Com a Nova ETA, vamos acabar com a falta de água nos bairros mais altos, beneficiando uma boa parcela da nossa comunidade”, frisou ele.

Ao falar sobre o assunto, o prefeito José Hernani Silveira acrescentou que “além de resolver o problema do abastecimento para a população, a disponibilidade de água é importante também para o crescimento da indústria, como ficou comprovado recentemente com consulta feita pela Seara, que pretende dobrar a sua planta industrial e depende de água para isso”.

Telmo acredita que a fase de testes deve durar até por volta do dia 27 deste mês. “Por se tratar de uma grande obra, é necessário que tudo esteja afinado, tudo esteja ajustado antes de entrar em operação”, declarou o chefe de gabinete.

Estação de Tratamento de Água
Estação de Tratamento de Água

Após essa bateria de testes é que a Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) definirão a data de inauguração da Nova ETA. Segundo ele, a ligação da energia nas instalações do Sistema Rio Grande (estação de captação, estação elevatória e estação de tratamento) está exigindo da Cemig uma série de cuidados, “já que implicará o desligamento da energia da Usina Açucareira de Niterói (UAP) e da cidade de São João Batista do Glória por algumas horas”.

Tudo isso, conforme ele, é regulado por normas da Agência Nacional de Energia e Eletricidade (Aneel). Foto: Início dos testes da Nova ETA de Niterói depende de ligação da energia.

Por sua vez, o responsável pela gerência e relacionamento com o poder público, da Cemig, Maurício Antônio da Silva, informou que a própria empresa decidiu fazer a obra de ligação da parte elétrica “devido à importância da Nova ETA para o nosso município e atendendo pedido da Prefeitura de Niterói, o que acabou resultando num considerável barateamento para o município”.

Maurício informou que a energia do Glória e da Usina Niterói será desligada no dia 14 deste mês para que a Cemig faça a ligação do cabeamento que segue da UAP até a estação de captação. Os cabos serão ligados numa passagem subterrânea, passando por baixo da ponte sobre o Rio Grande, sentido UAP-Areeiro. O gerente informou que a estação elevatória será ligada ainda nesta quarta-feira (04); na semana que vem será a vez da estação de tratamento e, no dia 14, a estação de captação. Fonte: Gabinete-PMP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui