Traficante Toulon tenta retormar o controle da favela Para Pedro em Irajá

By | December 19, 2013

favela-para-pedroFonte: Extra

Há um ano, Carlos Henrique Corrêa Brito, o Toulon, não dá mais as cartas no tráfico de drogas na favela do Para Pedro, em Irajá. O criminoso de 28 anos foi expulso da facção por seus antigos subordinados em dezembro de 2012. Ao longo de 2013, peregrinou por diferentes favelas com o objetivo de formar grupos para retomar seu antigo território. Em 11 meses, Toulon já fez parte de duas facções rivais e comandou três invasões à comunidade. Desde a madrugada de domingo, o traficante lidera um grupo rival que veio de Antares num confronto que já deixou pelo menos dois mortos na favela, localizada a 50m do 41º BPM (Irajá).

Ontem, 20 PMs ocuparam a favela, com o apoio de um caveirão, e nenhum disparo foi ouvido. Entretanto, o EXTRA circulou pelos acessos e constatou que, em dois deles, barricadas formadas por caixotes e sofás dificultavam a passagem de viaturas.

De domingo até ontem, a polícia apreendeu dois fuzis — um de cada facção —, três pistolas e uma granada na favela. Na segunda-feira foram presos três integrantes do bando de Toulon: Igor Gomes Arantes, Rafael Moraes Cutalo e Rodrigo Souza Baia. Na terça-feira, André Luís da Silva e outro homem não identificado — ambos, segundo a PM, bandidos do Para Pedro — foram mortos.

Em 2013, Toulon tentou invadir o Para Pedro em março e agosto. Nas duas ocasiões, segundo o serviço reservado do 41º BPM, ele estava acompanhado de bandidos dos morros da Pedreira e da Quitanda, que conseguiu arregimentar graças a seu bom relacionamento com o ex-chefão das favelas: Anderson da Silva Verdan, o Bamba. Após a prisão do bandido, em julho, Toulon perdeu força e, chamado de traidor, foi expulso. Dois meses depois, foi para Antares.

Já quem manda no Para Pedro é o antigo braço direito de Toulon, conhecido como Perna. Somente nesse ano, ele foi preso duas vezes por PMs do 41º BPM. Atualmente, está solto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *