Morre aos 94 anos Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47

By | December 23, 2013

Mikhail-KalashnikovFonte: G1

Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil de assalto AK-47, morreu aos 94 anos, informou nesta segunda-feira (23) o governo da República de Udmurtia, na Rússia, segundo o site “Rt.com”.

Ele vinha sofrendo de problemas no coração nos últimos anos e estava internado sob tratamento intensivo em Izhevsk – onde a fábrica que produz as icônicas armas fica localizada – desde 17 de novembro.

Kalashnikov nunca chegou a terminar o ensino médio, mas conseguiu sucesso criando uma das armas mais conhecidas do mundo quando ainda estava em seus 20 anos.

Entretanto, conforme seus fuzils, muitas vezes chamados pelo sobrenome do criador, se tornavam cada vez mais comuns nas mãos de terroristas e radicais, o inventor muitas vezes era forçado se defender da imprensa.

Ele foi questionado diversas vezes sobre um possível arrependimento de ter criado o AK-47. “Eu o inventei para a proteção de nosso país. Não tenho nenhum arrependimento e não carrego nenhuma responsabilidade sobre como os políticos o utilizaram”, afirmou uma vez.

Outras vezes, foi mais contido. “Sou orgulhoso de minha invenção, mas triste por seu uso por terroristas. Eu preferia ter inventado uma máquina que as pessoas pudessem usar e que ajudasse fazendeiros em seu trabalho – um cortador de grama, por exemplo.”

Kalashnikov Foi condecorado com a medalha de herói da federação russa em 2009, maior título honorário do país.

Ele costumava dizer que sempre foi motivado por servir a seu país e que não obteve lucro direto com a produção dos fuzils – que chegaram a 100 milhões em todo o mundo. A maior fonte de renda de Kalashnikov era uma vodca que leva seu nome.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *