Moradores do morro da Covanca vinham denunciando traficantes desde abril de 2013 e sendo ignorados

By | September 23, 2013

Rio – Descaso ou omissão? Em 19 de abril de 2013 e em vários outras mensagens, moradores da Covanca tentaram insistentemente fazer com que as forças responsáveis pela segurança da região tomassem algum tipo de providência em relação a maciça invasão de traficantes do Complexo do Lins apoiados por pequenos traficantes locais que lhes indicavam lugares estratégicos para bocas de fumo, pontos de observação e principalmente os caminhos para a mata que foi usada como acampamento durante meses pelos traficantes.

No email abaixo um morador que não quer se identificar escreve longa mensagem para a Secretaria de Segurança, 18º BPM, 32ª Delegacia de Polícia e até para o programa Balanço Geral do deputado Wagner Montes, foi solenemente ignorado por todos.

 

email-covanca-1

 

Percebendo que não havia sido ouvido o mesmo morador encaminhou cópia da mensagem para a Ouvidoria de Polícia que respondeu avisando que iria encaminhar solicitações de providências ao 18º BPM e para a 32ª DP, como mostra a figura abaixo. Como todos sabemos passaram-se meses até que a 28ª DP assumisse o caso deflagrasse a Operação Naufrágio, onde foi dado o primeiro golpe no tráfico já instalado há meses nos morros de Jacarepaguá.

 

email-covanca-2

 

A situação de quem vive nas comunidades dominadas pelo tráfico ou pela milícia é de pânico e este medo aumenta quando se percebe que as autoridades que deveriam zelar pela segurança estão ignorando seus pedidos de ajuda. Não ajuda muito a situação quando o morador passa o dia inteiro ouvindo os traficantes gritando “num adianta reclamá, o batalhão vendeu o morro pra nóis“.

Tivemos que nos movimentar em Jacarepaguá e conseguir e divulgar uma foto com vários traficantes armados com fuzis, metralhadoras e pistolas para que uma providência fosse tomada. O custo dessa omissão? A vida do Subtenente Gripp que tive o prazer de conhecer nas várias operações policiais que cobri.



 

One thought on “Moradores do morro da Covanca vinham denunciando traficantes desde abril de 2013 e sendo ignorados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *