Laudo aponta que foto de traficantes da Covanca pode ser montagem

By | September 24, 2013

Fonte: Extra Online

Um laudo do Instituto Carlos Éboli aponta que a imagem que circulou pela internet, em que 28 traficantes aparecem com 15 fuzis e uma submetralhadora, no Morro da Covanca, em Jacarepaguá, apresenta manipulações. O documento, obtido pelo EXTRA, aponta que há a inclusão, em pelo menos oito locais, de material “não autêntico” na imagem. De acordo com o documento, seis pessoas e duas armas foram adicionadas a uma fotografia original, com menos elementos, tirada naquele cenário.

— Não percebi nenhuma manipulação no plano de fundo e nos bandidos já identificados. Eles estavam na fotografia original. Entretanto, houve inserções em vários pontos. Não é possível afirmar a totalidade das manipulações pela qualidade da imagem, que é ruim, mas consegui identificar oito — afirma o perito responsável pelo trabalho, Liu Tsun Yaei. Segundo o laudo, “o homem médio pode não perceber as inserções”.

 

traficantes-covanca-russao

 

De posse do laudo, o delegado da 28ª DP, Marcus Vinicius Braga, afirmou que as investigações sobre o tráfico de drogas na região vão continuar. Segundo Braga, a inserção de elementos na foto é uma demonstração de força por parte dos traficantes para amedrontar a polícia e rivais na disputa pelo território.

— Nossas investigações já apontavam para a presença de uma quadrilha com armamento pesado na localidade. Na sexta-feira, um sargento do Bope morreu em tiroteio com bandidos lá. Vamos identificar quem são esses traficantes — alega Braga.

Já haviam sido identificados Thiago Pereira, o TK, de 27 anos, Manoel Abrantes, o Tripinha, de 20, Clession Dias, o Xampu, de 21, e Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa, morto na sexta-feira por homens do Bope. Segundo o setor de inteligência da PM, mais de 60 bandidos acampam na mata entre a Covanca e o Complexo do Lins.

Para Giuliano Giova, diretor do Instituto Brasileiro de Peritos, “só especialista em Photoshop manipularia de forma tão sutil”. Confira a entrevista:

O senhor detectou alguma manipulação na imagem?

Numa primeira observação, não é possível encontrar nenhum trecho manipulado de forma grosseira. A iluminação da cena, da direita para a esquerda, é uniforme. As sombras, consequentemente, também são. Numa montagem, essa é a característica mais facilmente perceptível. Entretanto, alguns pontos me chamaram a atenção e mereceriam atenção mais prolongada.

Se a imagem for uma montagem, ela poderia ter sido feita por um leigo?

Só um especialista em Photoshop ou fotografia conseguiria manipular uma imagem de forma tão sutil, atentando para a direção da luz.

 



 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *