Kauan do Nascimento, morador da Praça Seca, sofre com esclerose tuberosa sem apoio do estado

By | July 25, 2013

kauan-do-nascimentoRio de Janeiro – O menino Kauan Lucas Ribeiro do Nascimento, morador da comunidade Bateau Mouche na Praça Seca sofre com a doença esclerose tuberosa. A doença genética é rara, multi-sistêmica e causa tumores benignos que crescem no cérebro e em outros órgãos vitais como os rins, coração, olhos, pulmões e pele.

Kauan tem direito à fraldas geriátricas e aos medicamentos Depakene, indicado para epilepsia e Sabril que é específico para o tratamento da esclerose tuberosa. Porém o sistema de saúde da cidade não vem fornecendo as fraldas e o Depakene há cinco anos e interromperam o fornecimento do Sabril que tem o custo mensal de R$ 235 reais alegando falta de verba para a compra do medicamento.

Esse menino, assim como milhares de outros pelo país, é um símbolo do completo descaso do poder público com os menos favorecidos. Na última campanha eleitoral do prefeito Eduardo Paes no ano passado tinha-se a impressão que falavam de uma cidade que não era a nossa, hospitais e escolas funcionando, e a população que necessita dos serviços públicos sendo atendida de maneira perfeita.

Vemos que isso é uma grande mentira, saúde e educação estão abandonadas, o sistema de transporte público é caro e ineficiente e todas as prioridades do estado são direcionadas para a realização de eventos que funcionam como mera fachada, Para copa do mundo, olimpíadas, visita do Papa e até para eventos hípicos as verbas e os desvios vem como cachoeira, enquanto pais tem de ver seus filhos adoecerem sem nenhum tipo de assistência.

A família não está pedindo que o Estado faça caridade, espera apenas que cumpra com suas obrigações constitucionais de proteção a quem precisa.

 



 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *