Justiça condena o ex-vereador Deco e seu braço direito Lica por formação de milícia

By | January 30, 2014

deco-miliciaFonte: O Dia

Rio – O Juiz Marco José Mattos Couto, da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, condenou o ex-vereador Luiz André Ferreira da Silva, conhecido como Deco, à pena de 10 anos em regime fechado pela prática de quadrilha armada (milícia).

Também foram condenados os integrantes do grupo Hélio Albino Filho, o Lica ou PM Souza; Arilson Barreto das Neves, o Cabeção; e Edilberto Gomes Alves, conhecido como Bequinho, cada um a 7 anos de reclusão pelo mesmo crime. A pena deverá ser cumprida em regime fechado, não podendo os réus recorrerem em liberdade.

Segundo a denúncia, pelo menos desde 2004, os réus atuavam em localidades dos bairros da Praça Seca, Campinho, Tanque e Quintino, nas zonas norte e oeste da cidade, praticando diversos crimes de extorsão, relacionados a serviços de “segurança e proteção”, fornecimento de gás de cozinha (GLP), serviços de distribuição de internet e TV a cabo clandestinos, exploração de jogos de azar, entre outros, formando uma perigosa quadrilha armada, intitulada “pessoal do Deco”.

O grupo teria passado a cobrar de comerciantes contribuições periódicas em dinheiro, utilizando-se de grave ameaça, com emprego de armas de fogo, para efetuar as cobranças indevidas. Ainda de acordo com o Ministério Público, utilizando-se de mecanismos de ameaça, a quadrilha teria conseguido, inclusive, eleger seu líder ao cargo de vereador do Município do Rio de Janeiro na eleição de 2008.

Deco seria o principal dirigente da quadrilha, exercendo forte influência sobre os moradores e comerciantes das áreas dominadas, onde alega combater a criminalidade, organizar festas e oferecer melhorias. Luiz André teria ainda estruturado o grupo nos moldes de uma empresa, criando “cargos” e repartindo atribuições, como as de gerentes, presidentes de associações de moradores, matadores, agentes de campo, segurança e olheiros, tendo chegado a criar a chamada “lista negra da milícia”, na qual, mensalmente, são relacionados os nomes daqueles que devem morrer.

Já o réu Hélio Albino seria o vice-líder da quadrilha e braço direito de Deco, sendo responsável por gerenciar as atividades lucrativas para a quadrilha. Arilson atuaria como presidente de associação de moradores, ficando com a parte de recolhimento e recebimento das “taxas de segurança”, entre outros, e Edilberto atuaria como segurança de Deco. Na decisão, o juiz absolveu Paulo Ferreira Junior, Maria Ivonete Santana Madureira e Gonçalo de Souza Paiva por falta de provas consistentes.

 



 

3 thoughts on “Justiça condena o ex-vereador Deco e seu braço direito Lica por formação de milícia

  1. É FODA

    ACHO ISSO TUDO UM ABSURDO
    VOCÊ SEU JUIS PREFERE BANDIDO NAS FAVELAS VENDENDO DROGAS E FAZENDO COISAS HORRIVEL COM PESSOAS DE BEM ELES TAMBEM SÃO CRIMINOSOS E POR QUE NÃO SÃO CONDENADOS OU PRESSOS OU ATE MORTOS NA MORAL SEU JUIZ EU PREFIRO ELES DO QUE ESSES BANDIDOS PÃO COM OVO VCS Ñ TEM MENHUMA SEGURANÇA E OS POLICIAS QUE VEM OLHAR A COMUNIDADE SÃO PIOR QUE OS PROPIOS BANDIDOS .

    ISSO PRA MIN É O FIMMM

    Reply
  2. doladomascorreto

    Pois é esse juiz nao mora aqi por isso condena uma pessoa dessa os traficante tinha mesmo, era que colocar na porta desse juiz um ponto de venda de droga pra ele ver o que é bom pra tosse pelo menos esses seguranças nao deixa o trafico correr solto na favela e vc juiz oq faz pra nossos filhos nao ver bandidos com armas na cintura usando drogas e vendendo para as nossas crianças sabe o que vc faz nada nadaa mesmo. Entao liberte esse povo que chama de melicianos pq eles nao mata e nem corrige ninguem atoa pois moro na comunidade muitos anos e eles nunk me fizeram nada pois ando corretamente se tdos andarem corretamente tdo fica bem eles cobram a segurança sim cobram mas vc tbem nao paga os seus segurança entao eles tbm sao digno do salario deles aquele q reclamam sao os que apoia o traficno pq uzam drogas ai vc dar ouvido a esse tipo de gente faz pesquisa na comunidade pra vc ver quem tah satisfeito ou nao ok esse e o meu depoimento sou morador do bateou muche e penso no futuro de amanhã as ( CRIANÇAS )

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *