Justiça censura coluna de José Simão que cita o nome da suplente de vereadora Alzira Kibe Sfiha

By | May 23, 2013

jose-simaoSó para esclarecer: a suplente de vereadora se chama Alzira Cetra Bassani e usou na campanha o nome ridículo de “Alzira Kibe Sfiha”. Quem inventa um apelido ridículo para si não deveria ficar aborrecido com as brincadeiras.

 


 

Fonte: Portal Imprensa

A juíza Camila Castanho Opdebeeck, da 3ª Vara Cível de Indaiatuba (SP), determinou que a Folha de S.Paulo retirasse imediatamente uma coluna de José Simão de qualquer forma de veiculação eletrônica. O texto havia sido publicado no caderno “Ilustrada”, no dia 22 de agosto de 2012.

De acordo com o veículo, o pedido foi formulado pela ex-candidata a vereadora em Indaiatuba Alzira Cetra Bassani (PPS), que teria considerado o texto “ofensivo” à moral e ao seu “bom nome”. No texto, Simão brinca com o nome usado por Bassani na campanha — Alzira Kibe Sfiha.

A ação também inclui pedido de indenização por danos morais. Embora tenha cumprido a decisão, o jornal decidiu que vai recorrer.

A juíza concedeu a Bassani uma decisão que antecipa possíveis efeitos da sentença do processo por considerar que há “o risco de prejuízos irreparáveis ou de difícil reparação”. Com isso, a decisão foi tomada antes que a Folha e o colunista apresentassem a defesa.

“No caso em comento, é preciso considerar a compatibilização, pelo princípio da proporcionalidade, do direito fundamental de liberdade de expressão com o direito à imagem da pessoa, de molde a justificar a remoção como determinada”, diz o despacho da juíza.

Alzira-Kibe-Sfiha

 



 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *